Obra
BROTERO, Félix de Avelar, 1744-1828 - Flora portugueza ou Pratica da Flora e Phytographia Lusitanica do Doutor Brotero que comprehende as Classes, Ordens, Generos, Especies e variedades de plantas indigenas, ou ainda que exoticas se poderão achar nos campos como naturalisadas [manuscrito], [1828-1832], vol. 2.
Cópia em JPEG
Índice
[Encadernação]
[Rosto]
I b
Classe 15.ª Tetradynamia
[Chave dos géneros]
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Tetradynamia Siliculosa
Tetradynamia Siliquosa
Classe 16. Monadelphia
[Chave dos géneros]
Monadelphia Pentandria
Monadelphia Decandria
Monadelphia Polyandria
Classe 17. Diadelphia
[Chave dos géneros]
Diadelphia Hexandria
Diadelphia Octandria
Classe 18. Polyadelphia
[Chave dos géneros]
Polyadelphia Icosandria
Polyadelphia Polyandria
Classe 19. Syngenesia
Syngenesia Frustranea
Syngenesia Necessaria
Syngenesia Segregata
Classe 20. Gynandria
[Chave dos géneros]
Gynandria Diandria
Gynandria Hexandria
Classe 21. Monoecia
[Chave dos géneros]
Monoecia Monandria
Monoecia Diandria
Monoecia Triandria
Monoecia Tetrandria
Monoecia Pentandria
Monoecia Polyandria
Monoecia Monadelphia
Classe 22.ª Dioecia
[Chave dos géneros]
Dioecia Diandria
Dioecia Triandria
Dioecia Tetrandria
Dioecia Pentandria
Dioecia Hexandria
Dioecia Octandria
Dioecia Enneandria
Dioecia Monadelphia
Classe 23. Polygamia
[Chave dos géneros]
Polygamia Monoecia
Polygamia Dioecia
Classe 24. Cryptogamia
Indice dos Generos
[Encadernação]
Capa
Ficha Bibliográfica

[b1801890]

BROTERO, Félix de Avelar, 1744-1828.
Flora portugueza ou Pratica da Flora e Phytographia Lusitanica do Doutor Brotero que comprehende as Classes, Ordens, Generos, Especies e variedades de plantas indigenas, ou ainda que exoticas se poderão achar nos campos como naturalisadas [manuscrito] : com os seus caracteres genericos, e especificos, nomes scientificos, e treviaes, lugares onde nascem, tempo em que florecem distribuidas pelo sexo das flores conforme o systema Linneano / Traduzida do latim em portuguez para uso dos curiosos de Botanica nos passeios do campo, e accrescentada de muitas especies omitidas nos originaes... pelo beneficiado José d'Avellar Brotero. - [1828-1832]. - 2 vol. ([28], 425, [1] p.) ([2], 400, [20] p.) ; 21,5 cm.
Ms. com ass. de J. A. Brotero na última página de "Exposição abreviada dos principios do Systema Sexual de Linneo". - Dedicatória de José Maria de Avelar Brotero, sobrinho do autor. - Papel em bom estado de conservação. - Paginação ms. excepto em: Dedicatória, Prologo ao Leitor e Exposição abreviada dos principios do systema Sexual de Linneo (T. 1º); Indice dos Generos (T. 2º). - Os dois tomos têm paginação independente. - Pauta a lápis em todas as páginas. - F. intercaladas sem paginação, completando o texto no T. 1º entre as p. 6 e 7 e as p. 122 e 123 e no T. 2º entre as p. 124 e 125. - O caderno que constitui a "Exposição abreviada dos principios do Systema Sexual de Linneo" exibe um selo branco com coroa e moldura contendo a palavra "Porto". - O texto é a tradução abreviada da Flora e Phytographia Lusitanica de Félix de Avelar Brotero. - Data do ms. calculada a partir de nota ms. no Prólogo ao Leitor. - Texto em português.

UCFCT Botânica
Cofre-MAN-1 t. 2

© Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Botânica - ContentE v.1.6 - 2008-09-02T22:18:02